quarta-feira, 18 de abril de 2012

Balanço

Considero que a formação foi além dos objectivos inicialmente propostos, pois para além de promover o desenvolvimento de competências que introduzem conceitos de Ciências nos primeiros níveis, permitiu também a aquisição desses conceitos pelos próprios professores. Considerando que a formação inicial da maior parte do formandos foi realizada em ESES, a fundamentação científica revelou-se de extrema importância.

Foi importante a partilha a pares e a realizada com a formadora. Percebeu-se, mais uma vez, que a forma de trabalhar nos dois ciclos (1.º e 2.º) é diferente, o que permite uma melhor compreensão e valorização do trabalho de cada colega.

Quanto ao trabalho desenvolvido por mim, apesar dos trabalhos não estarem directamente relacionados com o programa do ano que lecciono, julgo ter conseguido desenvolver actividades que permitissem a exploração de competências mais gerais, articulando o programa de ciclo. Uma mais valia foi envolver todas as colegas e respectivas turmas de 6.ºano.

A interacção dentro do grupo, a partilha diversificada de experiências e o aumento da literacia foram o grande triunfo desta formação.

Boa sorte e bem hajam a todas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Troca de ideias